quarta-feira, 13 de março de 2013

Especial PERFUMES!

Olá meninas, tudo bem?
Depois de um tempinho sem aparecer por aqui, resolvi fazer um post super legal e interessante, vamos falar hoje sobre perfumes.. Os 5 tipos de fragrâncias e as situações adequadas para usar cada um. E cá entre nós, é essencial o seu uso, né? hehe


Meninas, vocês sabiam que os produtos que passamos diáriamente para nos perfumar não são perfumes? Não? Pois é essa denominação não é a correta, pois as fragrâncias recebem nomes diferentes de acordo com a concentração de óleos, diluídos em suas fórmulas, eperfume (Parfum) é apenas um deles. Mas no Brasil, graças a nossa cultura é usado o termo "perfume" independente dessa regrinha dos óleos.

A concentração de óleos é o que define a duração de um perfume na pele e o aroma (mais forte ou mais fraco).

As fragrâncias tem 5 classificações, como havia dito lá em cima, elas são Perfume, Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne e o Perfume Cremoso.
 
Os 5 tipos de perfume:

* Perfume: Este é extrato da fragrância que representa o aroma em sua mais pura forma. Perfumes puros contém de 20 a 40% de óleo de fragância e caros elixires, ou seja, a maior concentação de óleos de todos os tipos de fragrância. O perfume deve ser aplicado em pequeníssima quantidade e não deve ser borrifado, tudo para manter um aroma agradável na pele. Entre todas as classificações, não há dúvidas, o perfume é o mais caro.


* Eau de Parfum: esta é a fórmula mais popular. Contém entre 7 e 14% de óleo de fragrâncias e elixir de perfumes. É a segunda essência mais forte e duradora. No Eau de Parfum, 70% do aroma se perde após algumas horas e aproximadamente 30% permanece por todo dia. Eau de Parfum é o considerado o melhor "custo-benefício", já que contém uma grande quantidade de óleos, mas não pesa tanto no bolso.
 
* Eau de Toilette:  apresenta uma concentração menor de óleos e elixires do que o Eau de Parfum ou perfume, contendo de 1 a 3% de óleos de fragrância. No Eau de Toilette, 80% dos óleos evaporam em apenas 3 horas. A fragrância foi pensada para ser usada como água de banho e ser aplicada no corpo todo.

* Eau de Cologne: a fragrância se tornou popular graças a Napoleão Bonaparte. Os aromas eram construídos diferentemente do modelo francês, com pouco tempo de duração. A colônia permanece na pele por apenas duas horas e deve ser usada com um spray.
 
* Perfume cremoso: este tipo fórmula é mais recente invenção e já conquistou apreciadores. Combina finas fragrâncias com perfume.  Contém 8% de óleos aromáticos presentes no perfume e de 3 a 5% de loção corporal perfumada. O creme é mais grosso que as loções normais, o que permite uma fixação maior. O aroma dura até 24 horas na pele, por um preço muito mais em conta do que a fórmula pura do perfume.


Em quais ocasiões usar cada perfume?



As combinações entre diferentes essências (óleos) e outras substâncias dão origem a inúmeras fragrâncias. Embora as nuances que diferenciam os odores exalados por cada produto possam ser facilmente percebidas, normalmente as fragrâncias podem ser classificadas em um dos sete grupos principais:  

* As fragrâncias amadeiradas, especiarias e as oriêntais tendem a ser mais marcantes, portanto, mais apropriadas para a noite. São fragrâncias mais sensuais.
* O cheiro  almiscarado das fragrâncias de âmbar torna algumas delas inconfundíveis e exóticas. Mas elas também podem ser suaves e abaunilhadas, neste caso, próprias para o uso durante o dia.
* As fragrâncias florais mais adocicadas, baseadas em notas de rosas, bergamotas e patchuli e fabricadas com substâncias extraídas de musgos especialmente de carvalhos, são consideradas bastante sofisticadas. Foram denominadas de Chipre por François Coty, em 1917. (São as minhas preferidas)
* Fragrâncias cítricas para uso diurno. A sensação de frescor proporcionada por  essências como as de limão e laranja  fazem dessas fragrâncias as preferidas de muita gente que quer conservar a sensação de limpeza após o banho durante todo o dia.
* As flores são a fonte natural de perfumes e aromas agradáveis ao nosso olfato. São chamadas de fragrâncias florais aquelas mais doces e delicadas extraídas das flores ou sintéticas. Por serem a base de uma grande variedade de perfumes, são subdividas em florais verde, aldeídico, amadeirado, frutal e bouquet flora.
* As fragrâncias tentam reproduzir os odores de madeira queimada, tabaco e couro. Possuem notas secas e marcantes.
* A lavanda é uma fragrância tipicamente suave e casual. As essências compostas por lavanda, gerânio e bergamota são denominadas de filifolhas e apresentam aromas delicados.   
Bem minhas lindas é isso, espero que gostem das dicas e das curiosidades. 
Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário